quarta-feira, 16 de junho de 2010

Que queriam?

Factos:
  • O campeonato português tem um número de estrangeiros - ainda por cima de má qualidade - superior à grande maioria dos grandes campeonatos mundiais; Com quantos portugueses jogava o s.l.buraca ou o fcp, por exemplo ?
  • Os juniores que sobem a seniores têm pouquíssimas oportunidades de aparecerem nas equipas principais.
  • Nos planteis das equipas juniores o número de estrangeiros tem vindo a aumentar exponencialmente.
Ora, se cada vez há menos jogadores portugueses a jogar futebol nas principais equipas, maior é a dificuldade em formar boas selecções. É isto que os portugueses têm de meter na cabecinha.

Actualmente a nossa selecção tem um conjunto de jogadores inferior ao que tinha no passado recente ( Figo, Rui Costa, João Pinto, Fernando Couto, Paulo Sousa, Pauleta, Maniche, Costinha, etc são bem superiores aos actuais) e inferior a muitas das selecções que estão no Mundial. Temos meia-dúzia de excelente jogadores, mas a restante equipa é de qualidade mediana, já para não falar no nosso banco. É certo que ontem jogámos pouco, mas a culpa não é apenas do Queirós.

Outro dos problemas é a gestão das expectativas do povão. Todos os intervenientes falam à boca cheia que vamos lá lutar pelo título mundial e o povão acredita nisso. Mas é uma pura ilusão! Não temos equipa para isso. Depois admiram-se que um empate contra a Costa do Marfim ( com um conjunto de jogadores que jogam nas principais equipas dos principais campeonatos europeus ) resulte neste trauma nacional.

Neste mundial o objectivo principal é passar a fase de grupos e este objectivo está longe de estar perdido. Depois, jogo a jogo, e dependendo de quem nos calhar pela frente, ir o mais longe possível, mas nada de sonhos megalómanos.

Quanto ao jogo de ontem, o pior nem foi a exibição ou o resultado, foram as declarações do Deco e do Queirós (sobre Drogba).

Venha a República Democrática :) da Koreia!

Sem comentários: